segunda-feira, 16 de abril de 2012

As bruxas celtas existiram?

(Trecho extraído da Introdução do livro "Bruxas")


A mitologia celta é povoada por bruxas e feiticeiras poderosas que podiam mudar sua própria forma e a das pessoas e transformá-las em animais ou objetos, eram videntes, previam o futuro, estavam sempre às voltas com o povo das fadas e outras criaturas encantadas, indo e vindo do Faery e do Outro Mundo.
Nos mitos também aparecem bruxos, embora com menor frequência, pois o mais comum é que a fi gura masculina represente papéis como de heróis-guerreiros, druidas e bardos. A mulher celta, por sua vez, não fica atrás e também exerce funções como as de rainha, guerreira, druidisa, barda, satirista e profetisa.
As bruxas das narrativas célticas antigas não necessariamente eram personagens más, apesar de existirem algumas que tinham especial vocação para a maldade, entretanto, nem sempre podiam ser consideradas essencialmente boas. Eram apenas mulheres dotadas de poderes “sobrenaturais” (para mim não existem poderes sobrenaturais, sendo antes poderes naturais dos quais todos os seres humanos são dotados, porém, algumas pessoas os desenvolvem mais que outras e aprendem a usá-los), portadoras do conhecimento ancestral da religião celta, conquanto estivessem ainda sujeitas às paixões humanas.
Há uma discussão acadêmica entre arqueólogos, historiadores, pesquisadores e professores acerca da veracidade das informações que constam dos mitos célticos. Para alguns, não passam de folclore ou lendas e não devem receber maior importância além da cultural.
Todavia, para outros estudiosos, os mitos preservaram histórias reais que ocorreram há milênios e que, passadas de geração a geração, ganharam componentes fantásticos e irreais. Mesmo assim, tais histórias não podem ser descartadas, devendo antes ser analisadas cuidadosamente, procurando-se deixar de lado os atributos fantasiosos sem desprezar as valiosas informações de ocorrências históricas entre os povos celtas antigos.
Em adoção a este segundo entendimento sobre os mitos célticos, se há tantos relatos sobre bruxas e feiticeiras celtas, deve existir um fundo de verdade, isto é, provavelmente no mundo céltico da antiguidade bruxas e feiticeiras foram mulheres de carne e osso que possuíam dons espirituais especiais e os usaram para o bem ou para o mal.

Para saber mais sobre quem eram as bruxas celtas e os rituais, encantamentos, feitiços que praticavam na antiguidade, leia "Bruxas". Lançado em maio/2012.


Um comentário:

Em destaque:

MAPA OGÂMICO de LMBlack para impressão

 

Mais lidas: