La
Belle
O
navio La Belle foi recuperado na costa do Texas. Para tanto, a Comissão
Histórica do Texas construiu uma enseada artificial em pleno mar, bombeando a
água para fora. Depois de dois anos de trabalho, foram recuperados 1 milhão de
objetos, dentre os quais 750.000 eram vidros coloridos usados pelos
colonizadores como moeda de troca com os índios.
O
La Belle e outros três navios, o L’Aimble, Le Joly e Saint François, partiram da
França em 1.684 com 300 homens e a missão de colonizar a bacia do Rio
Mississipi, na América. Mas a expedição foi um desastre. Nas Antilhas, o Saint
François foi tomado por piratas. Na viagem, o escorbuto e a malária mataram
muitos tripulantes. A frota passou direto pelo Mississipi, dirigindo-se por
engano para o Texas, 800 quilômetros adiante. Na Baía de Matagorda o L’Aimable
afundou, levando suprimentos vitais. Então, parte dos tripulantes desistiu e
voltou para a França no Le Joly.
Mas
o comandante da missão, La Salle, permaneceu no La Belle com 170 homens e prosseguiu.
Em dezembro de 1.685 saiu de canoa para encontrar o Mississipi. O La Belle seguia
atrás. Durante um mês, os dois grupos exploraram a região sem manter contato,
até o galeão ser encontrado às moscas: a tripulação inteira fora morta pelos
índios. Duas semanas depois, o explorador saiu de novo, deixando oito homens a
bordo. Nunca mais viu o navio. Em 1.686, o La Belle foi afundado por uma tempestade.
HMS Curacoa
O
transatlântico mais famoso do mundo, o Queen Mary, foi protagonista de um
obscuro acontecimento perto das costas de Irlanda. Quando se encontrava a 80Km
da ilha, o Queen Mary que transportava a 10.000 soldados americanos e
canadenses se chocou contra o seu navio-escolta, o HMS Curacoa, que era bem
menor. O Curacoa foi atingido no meio e como o gigante Queen Mary sequer
reduziu a marcha, foi partido em dois e afundou em seis minutos. Neste dia
fatídico, 338 membros da tripulação perderam a vida. O acontecimento
converteu-se num dos segredos melhor guardados da II Guerra Mundial.
HMS
Audacious
Na
costa norte da Irlanda, mergulhadores descobriram em águas profundas os restos
de um couraçado. Tratava-se do superdreadnought britânico HMS Audacious, que
afundou no início da I Guerra Mundial. Naquele momento acreditava-se que era
impossível o Audacious afundar: era o orgulho da Marinha Real britânica e a sua
unidade mais poderosa para a primeira linha de batalha.
Entretanto,
falhas de projeto e a incompetência da equipe de emergência do navio levaram
centenas de pessoas à morte quando o navio explodiu, na época por causas
inexplicáveis.
O
alto comando da Armada Britânica ordenou a não divulgação do ocorrido e
chegaram ao ridículo de construir um navio para imitar o Audacious e dizer que
ainda navegava. A tripulação do Audacious que sobreviveu jurou silêncio e foi
recolocada. Nunca mais ninguém falou no assunto.
SS Armenian
Mais
de 90 anos depois, o navio que ficou conhecido como Bone Wreck, ou “naufrágio
de ossos” ainda não havia sido encontrado e equipes de mergulhadores
profissionais continuam procurando por ele.
Wilhelm
Gustloff
No
fim da 2ª Guerra Mundial, este navio alemão que transportava milhares de civis
refugiados da guerra foi bombardeado por um submarino soviético, o S13, no mar
báltico e afundou, matando milhares de pessoas inocentes, em parte afogadas ou
por hipotermia (a temperatura era de -10ºC).
Projetado
para levar 2.000 pessoas, naquela noite (30/01/1945) transportava cerca de 9.343,
em sua maioria mulheres e crianças que fugiam da invasão russa, assim como
soldados feridos. Apesar do número de mortos superar e muito o do Titanic (onde morreram cerca de 1.500 pessoas), não
causou a comoção que o naufrágio deste último, que ocorreu em 1.912, causou.
Goya
Era
um cargueiro norueguês construído em 1.940, pilhado pela Alemanha nazista quando esta ocupava a Noruega. Em 16 de abril de 1.945, zarpou
da península de Hel pelo mar Báltico levando militares feridos e civis que
fugiam do exército russo.
Como ocorreu com o
Wilhelm Gustloff, foi percebido pelo submarino russo L-3. O navio começou a
afundar 7 minutos após ser atingido por torpedos, tempo muito curto para uma possível
evacuação. Porém o que mais impressiona nessa tragédia é o número de mortos:
mais de 7mil pessoas morreram, ao passo que apenas 183 foram resgatadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário